Entrevista: David Costa (Jogador do CA Aldenovense)

1- Enquanto atleta com se define?
Bom…É sempre difícil fazer uma auto-avaliação, no entanto posso dizer que sou um jogador que respeita a camisola que enverga, os seus colegas e os adversários. Sou um jogador de equipa, polivalente e com bom sentido táctico. A nível de características individuais considero-me um atleta possante, rápido e explosivo. Os defeitos não posso revelar.

2- Falemos um pouco do seu passado enquanto jogador?
Desde cedo dei os primeiros pontapés nas escolinhas do Aldenovense. A primeira época oficial foi nos Infantis do Futebol Clube de Serpa na qual fomos campeões distritais, jogando de seguida o campeonato nacional. No ano seguinte voltei a representar as cores do Aldenovense , agora no escalão de iniciados, onde também se sagrámos campeões do distrito, no entanto não ascendemos ao nacional pois não havia condições para tal. Em iniciados passei ainda pelo Piense onde tivemos um campeonato menos bom. Enquanto juvenil voltei a representar o clube da minha terra. Como júnior, no primeiro ano representei o Atlético de Moura no campeonato nacional, no segundo o Aldenovense na 3ª Divisão nacional. Após esta fase, ano de 2003, ingressei na Universidade em Lisboa e futebol passou para um segundo plano. Até 2008 fui jogando no Vale de Vargo e ainda representei o Aldenovense por duas épocas. Em 2009 contraí uma lesão grave, ruptura de ligamentos, que me afastou dos campos por mais de um ano, e que de certa forma ainda estou a recuperar esta época.

3- Quais as suas referencias em termos de futebolistas?
Para ser sincero não tenho ídolos ou grandes referências, gosto de ver futebol, gosto de características de vários jogadores tanto em Portugal como no estrangeiro. Se tivesse de escolher um futebolista como referência seria o Mesut Ozil do Real Marid.

4- Como está a correr está época desportiva para si? O seus objectivos estão a ser alcançados?
Eu entrei no início da segunda volta do campeonato, pois como estou a trabalhar em Faro não pensei em jogar este ano, no entanto, após a abordagem do Presidente do Aldenovense foi com o maior orgulho que vesti a camisola. Felizmente a época está a correr bem para o clube, sentimos que talvez poderíamos estar uns lugares acima no entanto as outras equipas também têm grande valor e tem sido um campeonato bastante renhido, principalmente para os clubes que estão entre a 2ª e 8ª posições. O meu objectivo desde o primeiro momento foi ajudar a equipa e tenho feito os possíveis para o alcançar, apesar das condicionantes profissionais o mister tem confiado em mim o que me deixa bastante motivado.

5- Projectos para o futuro?
Bom…essa pergunta é complicada devido à minha mobilidade profissional. Uma coisa é certa: gostaria de continuar a jogar futebol, e se possível no Aldenovense. Como qualquer jogador que gosta de futebol tenho ambições, no entanto, quando em conflito com a vida profissional, são necessariamente mitigadas.

6- Falemos um pouco da época do Aldenovense.
Como referi há pouco entrei no início da segunda volta mas ainda assim acompanhei os jogos do Aldenovense sempre que pude. Penso que o início do campeonato menos bom, que em nada reflectiu a qualidade do plantel, condicionou de sobremaneira os subsequentes jogos da primeira volta, pois os jogadores estavam debaixo de grande pressão. Penso que aos poucos a equipa se foi encontrando e actualmente está mais compenetrada, prova disso são as nove vitórias consecutivas em casa, melhor registo do campeonato. Como é óbvio nem tudo é bom, temos cedido muitos pontos fora de casa, alguns deles contra equipas teoricamente inferiores com as quais tínhamos obrigação de fazer melhor. O objectivo a que a Direcção se propôs está alcançado e de facto é uma das melhores pontuações das últimas épocas, ainda assim penso que podemos fazer melhor. A eliminação da Taça do distrito deixou-nos um sabor muito amargo.

7- Quais pensa que são os melhores jogadores do distrital? E valores a despontar?
Mais uma pergunta complicada. Existem excelentes jogadores no Distrital, na minha opinião com capacidade para jogar em divisões superiores. Não posso dizer que são os melhores mas o Tiago Rosa do Aldenovense, o João Vilão do Serpa e o João Luís do Milfontes são jogadores extraordinários! Já quanto a valores a apontar não tenho dúvidas, O Tiago Vargas e o Marco Silva do Aldenovense já se destacam dentro de campo e têm uma margem de progressão enorme, desde que se dediquem e tenham um acompanhamento e aconselhamento adequados.

8- Deixe algumas palavras para o blog e para os adeptos do distrito.
Não me vou alargar muito nesta questão porque a resposta perece-me óbvia: não deixem de ir aos estádios apoiar as vossas equipas, não deixem de os criticar e de os aplaudir, voltem a viver com intensidade as tardes de domingo e fomentar o desporto no nosso distrito. E estas palavras são também para os mais novos, para que não se perca a mística, que pessoalmente vivi em tenra idade no campo do Aldenovense e outros pelo distrito fora.
Uma palavra de apreço para blog, é notável a vossa dedicação e iniciativa. Continuem a inovar.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Enquanto houver jogadores como o David Costa a mistica do Aldenovense nunca se perderá são atletas como este que deixam tudo em campo sem olharem ao dinheiro,como muitos fazem,parabens ao presidente do Caa por trazer este atleta ,enquanto outros que por lá passaram preferiram pagar a jogadores de fora que nem qualidade tinham para a inatel, esquecendo os da casa.Parabens ao David Costa um dos grandes responsaveis pela grande segunda volta do Aldenovense

    ResponderEliminar